O momento é delicado para o mundo todo. Devido à pandemia no novo coronavírus, milhares de pessoas estão se vendo em uma situação bastante difícil, inclusive financeiramente. Mas se você está conseguindo poupar dinheiro mesmo em meio à essa situação, talvez esse seja o momento de investir e garantir rentabilidade, não é mesmo?
No post de hoje nós reunimos algumas dicas para que você se torne dono do seu imóvel e consiga driblar a crise da melhor maneira possível. Vamos conferir?
Planeje-se
Você já deve ter ouvido por aqui que o primeiro passo a ser dado quando falamos sobre a compra de imóveis é o do planejamento. E aqui nós reforçamos: sem planejamento você dificilmente conseguirá chegar a algum lugar.
Por isso, antes de fechar negócio com o primeiro corretor que aparecer na sua frente, tenha muito bem planejado alguns fatores dessa negociação. Como por exemplo: até quando você pode investir em um imóvel? Sua preferência é por casa ou apartamento? Quanto da sua renda mensal pode ser comprometida? Você pretende morar nesse imóvel ou colocá-lo para locação?
O imóvel cabe no seu bolso?
Para ser dono do seu próprio imóvel e assim driblar a crise, você também precisa analisar outro fator muito importante que é o valor mensal que você precisará investir no imóvel. De acordo com especialistas, o ideal é que a parcela do financiamento não ultrapasse 30% da renda bruta familiar.
Ou seja, imóveis cujas parcelas fiquem acima disso já podem representar um grande perigo financeiro para você e sua família. E não é isso que queremos, não é mesmo? Aqui a dica é pesquisar e negociar o máximo que você puder. Sempre haverá o imóvel que melhor se adequará às suas condições de pagamento.
Facilitando a entrada
Você sabia que o saldo do seu FGTS pode ser utilizado como entrada no financiamento de um imóvel? Caso tenha um alto valor a receber, o mais indicado é que você faça o saque e tente comprar o imóvel à vista. Mas caso o valor não seja o suficiente para isso, ainda assim pode ser utilizado para o pagamento da entrada.
Além disso, a utilização do benefício pode gerar juros reduzidos, pois com a garantia do FGTS, a imobiliária ou construtora sabe que tem um valor preservado para receber, o que permite negociar uma taxa de juros menor.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como ser dono do seu imóvel e driblar a crise, que tal conhecer as opções da Pactue?